Biogás

 

O que é o biogás ?

 

  • Biogás é um gás inflamável principalmente composto de 65% de CH4 (gás metano) e 35% de CO2 (gás carbônico). É o produto natural da decomposição de qualquer substancia orgânica de origem animal e vegetal devido à atividade de bactérias anaeróbicas (que se desenvolvem em um ambiente sem oxigênio). As maiores fontes do gás metano são os excrementos de animais (inclusive de seres humanos), os depósitos de lixo orgânico e qualquer outra matéria orgânica passível de decomposição.

  • As bactérias envolvidas no processo de fermentação anaeróbica são as chamadas bactérias metanogênicas que, conforme as suas temperaturas de actuação, são divididas em três categorias: 1) psicrofílicas; 2) mesofílicas; e, 3) termofílicas. As bactérias mesofílicas actuam em temperaturas que variam entre 30º C e 35º C, enquanto que as termofílicas actuam em temperaturas que variam entre 50º C e 60º C. O valor do Ph de fermentação do substracto  situa-se entre ligeiramente ácido (Aprox. Ph = 5) e ligeiramente alcalino (Aprox. Ph = 8). Antibióticos, desinfetantes e outros produtos químicos presentes no substrato podem inibir ou até mesmo interromper completamente o processo de fermentação.

  • O produto mais importante da fermentação acima referida é o biogás, uma fonte para a geração de energia renovável. Os principais componentes do biogás – o metano e o gás carbônico - contribuem para o Efeito Estufa se forem queimados livremente. A produção do biogás nas usinas de biogás evita a emissão descontrolada do metano na atmosfera, gerando energia renovável e reduzindo o uso dos combustíveis fósseis.

 

 

O que é uma usina de biogás ?

 

  • Os substratos em forma de materiais orgânicos, tais como excrementos de animais (bovinos, suínos, aves, etc.), restos do processamento de alimentos, forragem ou bagaço de vegetais (cana de açúcar, milho, soja, arroz, etc), restos de carne provenientes de matadouros e de quaisquer outros materiais orgânicos, são triturados e despejados em grandes tanques (2.500 a 5.000 metros cúbicos) hermeticamente fechados denominados biodigestores. Dentro dos biodigestores os substratos são aquecidos e agitados a uma temperatura considerada ideal para a produção do biogás, que acaba por atravessar o substracto e subir para parte superior do tanque onde é recolhido e canalizado para outro tanque de biogás. A partir deste tanque, o biogás é levado para a produção de corrente eléctrica e calor por meio de um gerador. Todo o processo é monitorizadoado electronicamente. O restante do substrato, já sem o gás metano, pode ser aproveitado como fertilizante ecológico de alta qualidade.